Sexta-feira, 12 de Maio
Pois é, antes de mais nada deixem-me que lhes diga que estou cada vez mais convencido que tudo-tudo-tudo no kendo gira em torno do controle do centro do combate. Não é por acaso que o sensei nos diz para fazer o kirikaeshi com a mão esquerda bem ao meio, para exercer seme sobre o shinai (e sobre o centro) do adversário enquanto se avança ou para apontar o polegar direito na direcção do nariz do opositor quando (e depois de) se executa(r) men.
Tal como não é por acaso que, com hoje ele nos disse, um bom (chudan) kamae depende muito da convicção com que a mão esquerda de mantém, adivinhem onde, ao centro. Segundo ele um bom kamae deve manter a mão esquerda firme ao meio. Se a mão esquerda estiver firme as acções sobre o shinai (harai-waza) têm muito menos hipóteses de ser bem sucedidas.
Um bom kamae intimida o adversário. Como ele dizia hoje, a maior parte das vezes que faz ji-geiko com alguém percebe logo se o combate vai ser difícil ou fácil mediante a firmeza do kamae do opositor.
Para terminar, querem a receita para um kamae bem firme?
Segundo Osaka sensei basta fazer a primeira coisa que se aprende no kendo: segurar o shinai e fazer força só com os três últimos dedos da mão esquerda.
Bom fim-de-semana.
12.5.06
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário