20.5.06

ATITUDES PARA COM O SHIAI 1

Sei lá onde é que roubei esta imagem... foi na net.

Introdução
Na série de artigos que se seguem, o shiai de kendo é examinado nos seus diversos ângulos. O kendo pode ser um desporto de competição ou um Budo, conforme a compreensão do kendoka acerca do shiai e da sua atitude acerca de combater, observar ou ser um apoiante durante o mesmo. Uma melhor compreensão e atitude para com o shiai deve permitir um melhor entendimento acerca da essência do kendo enquanto Budo e da relação entre os kendokas. O objectivo deste artigo (1ª parte) é examinar 1) o objectivo do shiai de kendo; 2) atitudes dos competidores; 3) atitudes dos espectadores e colegas e 4) atitudes dos professores para com o shiai.

1. O objectivo do shiai no Kendo
Shiai significa, literalmente, “testar mutuamente”. No kendo, shiai significa basicamente “testar qualidades, métodos, atitudes e espírito aprendidos e adquiridos durante o keiko, com(ntra) outrém numa situação de competição.” Inoue (1994, pág. 162) explica: “O objectivo do kendo moderno é refinar/aperfeiçoar o nosso coração que é invisível através do treino de waza que são visíveis. O shiai no kendo deverá ter lugar em paralelo com esse objectivo.” Nós, como kendokas, devemos assim reconhecer o Shiai como uma oportunidade importante para desenvolver as nossas capacidades e adqurir as atitudes correctas perante o mesmo.

A atitude dos praticantes mais jovens, cujo objectivo é vencer a todo o custo, é frequentemente criticada no Japão. (...) É claro que não há nada de errado em querer vencer durante o shiai e, por outro lado, não é de bom tom para com o oponente, combater sem dar o seu melhor. Tal como mencionado anteriormente, no entanto, procurar desenvolver a habilidade para vencer e desenvolver a compreensão da essência do kendo e da nossa própria personalidade, tudo isso está estreitamente relacionado com o conceito de shiai, de como praticá-lo e de como encarar os resultados do mesmo. Assim, pode-se dizer que há normas de comportamento (que são esperadas da nossa parte) quando damos o nosso melhor para vencer no kendo enquanto budo.

Este texto é parte de “Atitudes para com o Shiai”. Um artigo da autoria de Sotaro Honda, 6º dan Renshi e Treinador da Equipa Britãnica, gentilmente cedido pela BKA - British Kendo Association.

1 comentário:

Usagi-san disse...

Helder, podes perguntar o que quiseres: se eu souber ou tiver ideia do que te possa dizer, tamos aí; se não souber... heu... digo-te para perguntaras ao Nuno Ricardo :-) eheheh.