26.5.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 11

Sexta-feira, 26 de Maio

Hoje as palavras do senhor Osaka voltaram a incidir sobre o tema que lhe é mais caro. Infelizmente, parece que toda a gente continua a dar demasiada importância e, consequentemente, a pôr mais força na mão direita do que na esquerda.

O resultado? Segundo ele, dois:
1º - A mão direita não entra directamente pelo centro, mas sim, executa um "quase-arco" pelo lado de fora, pela direita.
2º - Óbvio: se não entra pelo centro, perde o controle do centro e fica vulnerável a suri-age (omote) e ao contra-ataque fácil que daí resulta.

Foi só.

Bom fim-de-semana, segunda há mais.

2 comentários:

Kodomo disse...

Hmm, uma pequena questão,relacionada com as mãos e não propriamente com a força exercida.

Em shiai pode-se em algum momento largar a mão direita do shinai? è válido? è correcto?

Pergunto isto porque já me tem acontecido durante os treinos tentar efectuar um kote e o adversario afastar as mãos, largando o shinai e muitas vezes deixando-o shinai . Logicamente o meu ataque falha e ele volta a pegar no shinai, mas desta vez já durante o movimento ascendente do mesmo, efectuando men logo de seguida.
Isto está certo? È considerado Nuki waza?

Usagi-san disse...

É válido. Mas geralmente só funciona com principiantes;-D. Esse é um dos motivos que o sensei insiste em que nós durante o shiai, por exemplo, nunca façamos uma só técnica. Se o kote não entra por qualquer motivo, faz-se logo men, ou do, etc. ou ao contrário fintar ou fazer harai-ura antes do kote.