5.5.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 3

Sexta-feira, 5 de Maio

Hoje a prelecção de Osaka sensei centrou-se (é a palavra) sobre a mão esquerda durante kiri-kaeshi. Mais uma vez chamou-nos a atenção para as duas coisas mais importantes do referido exercício. A saber:

- No momento do corte/impacto a mão esquerda deve estar (sempre) ao centro.

- A mão deve terminar o movimento ao centro mas não pode ficar fixa enquanto o shinai se move de um lado para o outro (ou seja, não fazer o famoso "kiri-cóptero"); deve sim, subir e cortar de cima para baixo na diagonal (exemplificou de um lado) e terminar ao centro e depois subir de novo e cortar de cima para baixo na diagonal (do outro lado) e "terminar sempre bem ao centro" (sic).

Depois disse apenas:

- Domo arigato gozaimasté.

E cada um foi à sua vida.

3 comentários:

The big boss disse...

Hello! Mais uma vez obrigada! Estes teus posts tem sido extremamente uteis! Em relação ao kirikaeshi, bem, a esquerda tento mante-la sempre direitinha ao centro, o meu problema de sempre(que tou a tentar corrigir e que acredito que vou conseguir corrigir) é o corte ao lado direito do motodachi! o do lado esquerdo sai bem, mas o direito, nao sei será algum problema relativamente ao te-no-uchi, mas vejo-me mais atrapalhada para cortar o direito com o mesmo angulo! Alguma dica?
Obrigada :)

Usagi-san disse...

Só uma: Palmas para o adversário... palmas para o adversário, ou seja, as palmas das tuas mãos devem estar "viradas" para o motodachi. Torce os braços como se quisesses tocar com um cotovelo no outro frente ao teu corpo.
Nesse dia, alguém que estava sentado em frente ao sensei quando ele falou isso, dizia: "Pois, pois, mãos ao centro... eu estava mesmo à frente dele e o cotovelo dele está de tal maneira ao centro parece que está partido; é todo torcido..."
Uma outra boa maneira de corrigir é fazer kirikaeshi com bokuto, pois para a lâmina estar na posição correcta, o pulso direito tem de estar bem torcido com as palmas da mão na direcção do motodachi.
Espero ter conseguido explicar-me e que sirva.

The big boss disse...

tá optimo! vou agora montar o uchikomi doll improvisado e vou fazer o test drive à tua dica! Obrigada!