10.5.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 5

Quarta-feira, 10 de Maio

O domínio do centro durante o combate.

Podia ser esse o título do post de hoje. E foi precisamente sobre isso que o sensei Osaka nos falou no fim do treino. Nomeadamente sobre a necessidade de "não abrir" a guarda antes de um ataque. Pelo contrário, deve-se sempre manter o nosso shinai junto ao do adversário "ao percorrer o caminho" para executar um bom men.

Quer se escolha fazer omote ou ura, ao manter o shinai junto ao do oponente exerce-se pressão quando se avança, o que por sua vez, digamos assim, aumenta o nosso domínio durante o referido percurso.

Esse conceito pode ser também aplicado de uma maneira mais "shiaieira", competitiva, ao fazer como Osaka sensei demonstrou a seguir, executando por exemplo, kote do lado de dentro do pulso direito do adversário. Exacto, do lado esquerdo do pulso direito, ou seja, por dentro do kamae do opositor. Claro que o objectivo nunca será marcar kote, mas simplesmente incrementar o domínio do centro, para a seguir fazer men (uma espécie de harai-men, só que executando o harai, não no shinai, mas no pulso do opositor).

Wakari massén?

E sexta há mais.

3 comentários:

Nuno Gomes Ricardo disse...

Directamente da invícta só quero
dizer: MUITO OBRIGADO!!!!!!!!!!
Não sabes a falta que fazem aqueles singelos segundos no final do treino... Abraços

Usagi-san disse...

Ahaa Nunex... perdão, sempai Nuno, é sempre um prazer ouvi-lo (huuum... lê-lo?) meu caro.
Pronto para o 1º test-match de sempre da equipa nacional para Taiwan?

Usagi-san disse...

Caro Ricardo, disse tanta coisa e se calhar esqueci-me de dizer que onde se lê "harai-men" deve ler-se "harai-omote-men". Ou seja, ele avança pelo lado direito (dele), por dentro, digamos assim. Portanto aquilo não é um kote na verdadeira acepção da palavra, é mais um toque no pulso para atrapalhar o adversário (e reforçar o domínio do centro, claro) que outra coisa qualquer.