19.5.06

A PALAVRA DO SENHOR (OSAKA) 9

Sexta-feira, 19 de Maio

"Tsuba-zeriai não é para descansar."

Foram estas as primeiras palavras que Osaka san nos disse no fim da aula de hoje.

Muitos de nós, segundo ele, fazemos um ataque men, por exemplo, e em seguida "abancamos" em tsuba-zeriai e ficamos a engonhar.

Ao contrário do que muita gente pensa, tsuba-zeriai também não serve para empurrar o adversário para ver quem tem mais força. Pelo contrário e como o sensei referiu depois, se se faz combate com um francês ou espanhol ou assim, a coisa que se nota é que eles fazem tsuba-zeriai o menos tempo possível e partem o mais depressa possível para hiki-waza.

A sensação que sempre tive é que o nosso sensei não gosta nada de tsuba-zeriai. Não é assim, não é que não gosta... é como se fosse... um mal necessário. Aliás, qualquer pessoa que já tenha feito ji-geiko com ele com certeza reparou que qualquer situação de tsuba-zeriai com o senhor Osaka, nunca chega aos 15 segundos. Não? Nunca repararam? Mal toca com as luvas nas luvas do outro, finta e... bang.

Tanto que, como demonstrou depois, muitas vezes é preferível fazer crer ao adversário que vamos "para" tsuba-zeriai com ele e quando ele baixa a guarda à espera de um choque luvas, nesse momento, a meio do caminho, paramos o nosso movimento e arrancamos em "marcha-a-ré" fazendo hiki-kote/men.

E assim foi. Conciso como sempre mas, como sempre, muito útil.

Abayoooo.

7 comentários:

Kodomo disse...

Engraçado! A caminho de casa vinha precisamente a pensar nisso. Tsuba zeriai e partir para hikki waza sempre foi uma coisa na qual tive imensa dificuldade e na qual vou continuar a ter durante longos anos, pis isto não se aprende do dia para a noite, mas continuando, no caminho para casa vinha a pensar como é que o Sensei faz tsuba Zeriai e de facto apercebi-me que nunca cheguei a fazer tsuba zeriai com ele. O sensei evita isso ao máximo e como disseste, simula e parte logo para hikki waza. hmmm...mt interessante.

Usagi-san disse...

Muito frustrante, queres tu dizer.

Maltez disse...

Viva,

Acerca do tsuba zeriai o sensei Pierre Delorme disse uma vez umas coisas interessantes, primeiro é que tsuba zeriai implica necessariamente contacto _entre_os_tsuba_ e não entre os kendocas :-)
Outro ponto importante que me recordo de
ele ter focado foi o facto de o tsuba zeriai ser algo "recente" pois no kendo clássico ninguém se atrevia a ficar tanto tempo perto do adversário. Das duas uma ou saía projectado ou ficava com a garganta trilhada pelo seu próprio dô, puxado para cima pelo adversário.

Joaquim, Um abraço e continuação de bom trabalho com o seu blog.

Usagi-san disse...

Eu não sei se tem a ver com esses antecedentes, mas é facto que não me lembro de alguma vez ter estado numa aula/estágio/seminário onde se falasse exaustivamente, ou pelo menos dos pormenores, de hiki-waza e dos requisitos para o seu sucesso.
Mas EU gosto de tsuba-zeriai. Oh yeah, é óptimo.

Maltez disse...

Para quem sabe, deve ser :-)
Pra mim, Men. Só men.

Usagi-san disse...

Now, that's NOT the spirit.
Sê ambicioso. Experimenta mais. Claro que consegues fazer hiki-waza. Diverte-te. A falhar, a tentar, a conseguir, por fim. Descobre. Feijão com arroz todos os dias é chato. Tenta novas coisas, homem. Relax, just do it.

Maltez disse...

"Feijão com arroz todos os dias é chato" Eheh :D Essa foi boa.

Não nego o valor da experimentação. Claro que tento por vezes técnicas mais elaboradas mas parece-me que há coisas mais importantes para já. De qualquer forma, seguirei o conselho dos mais experientes ;-)

Até dia 3.