22.4.05

DAI-NIPPON-BUTOKU-KAÎ: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO KENDO (I)

Na formação do kendo a partir da arte da espada (denominada então quer kenjutsu, quer gekiken) a contribuição da polícia foi determinante. O japão, após 1868 estava a começar a constituir-se como um país moderno, a fundação e a organização do sistema policial permitiu-lhe absorver os antigos samurai. No âmbito da polícia, a prática do kenjutsu permitia-lhes, de uma certa maneira, manter a sua identidade. A tradição e a cultura não se transformam tão rapidamente como a morfologia social. Mesmo que os japoneses tivessem cortado os cabelos e se vestissem como homens modernos ao estilo ocidental, os seus corpos e as suas personalidades transportavam ainda marcas do período anterior. Foi nesse momento de transformação que Takano e Naîto passaram a sua juventude na via da espada.
Em 1895 é constituido o "Dai-Nippon-Butoku-kaî" (Associação da Virtude das Artes Marciais do Japão Imperial), habitualmente chamado "Butoku-kaî".
Esse grupo tem por objectivo assegurar a continuidade das artes marciais tradicionais japonesas e desenvolvê-las .é preciso sublinhar que o Japão acabara de conseguir uma vitória decisiva contra a China, em 1894. o Butoku-kaî foi constituído num ambiente de ascenção nacional(ista) no qual os japoneses tomaram consciência da sua força militar. Um quarto de século antes tinham sido obrigados a põr em causa a estrutura do país perante a ameaça das forças militares dos Estados Unidos e das potências europeias. A consciência de uma crise e uma espécie de complexo de inferioridade face aos ocidentais serviram como pano de fundo das transformações sociais. Foi nessa situação de crise da tradição que a prática das artes marciais se viu menosprezada, e numa dada altura, quase que abandonada. Mas, nessa altura, os japoneses estudaram na Europa as técnicas militares e o seu exército obteve uma tal força que conseguiu vencer a grande China, a qual por seu lado, tinha alimentado culturalmente o Japão desde a antiguidade.

Dez anos depois, o Japão vai-se envolver numa guerra contra a Rússia, o que galvaniza a energia colectiva do povo de uma maneira surpreendente.

Sem comentários: