27.4.05

RIVAIS DE TODA UMA VIDA

Apenas uma palavra de agradecimento, como sempre, a http://www.tokitsu.com.

Sazaburo Takano e Takaharu Naîto nasceram no mesmo ano, 1862, ambos filhos de bushi (samurai), as suas proezas desenrolam-se na vizinhança da prefeitura de polícia de Tóquio.
Na situação social que acabamos de descrever, em 1896, Takano volta para Tóquio e funda aí o dojo "Meishin-kan" onde se dedica à formação de jovens praticantes. Um pouco mais tarde, em 1899, Naîto instala-se em Quioto, onde se torna num dos principais mestres do Butoku-kaî.
Naîto tinha uma posição importante na prefeitura. O que o faz deixar Tóquio é, diz-se, um telegrama enviado por M. Kusunoki, um dos fundadores do Butokukai: “Venha pela (causa da) via.” Esta pequena frase toca o coração de Naîto que parte imediatamente para Quioto. Satisfaz assim o desejo de Kanichiro Mihashi, perito de renome na arte dos dois sabres, cognominado “Musashi contemporâneo” que, envelhecendo, desejava tê-lo como discípulo.
É assim que os dois rivais se instalam, um em Tóquio e outro em Quioto, dando forma às correntes de Este e Oeste que se irão defrontar durante os 30 anos que se seguiram. Em 1901, J. Kano, fundador do judo, que era também director da Escola Normal Superior de Tóquio, convida Takano a assumir o papel de mestre de kendo nessa escola. Relembremos que o termo “kendo” foi usado pela primeira vez num texto oficial, num decreto-lei de 1891, relativo à educação física escolar, quando o kendo foi integrado no curriculum liceal. Mas nessa época, eram ainda os termos kenjutsu e gekiken os mais utilizados pelos praticantes. Anteriormente, nos anos 1880, julga-se que Yamaoka Tesshu, já terá utilizado a palavra “kendo” ao fundar a sua escola “Muto-ryu”, sintetizada pela famosa frase: “a espada não existe fora do espírito” (shin-gai-mutô). A denominação kendo estabiliza-se por volta dos anos de 1910, definindo-se através da noção de via (do) em vez da de técnica (jutsu). A diferença não é apenas de palavras, mas na ideia directora da prática do kenjutsu e do kendo. Para ser um pouco mais rigoroso, é mais correcto não utilizar a palavra kendo para designar a prática da espada de antes do fim do século XIX. Em todo o caso, S. Takano torna-se mestre de “kendo” de uma Escola Superior, ao mesmo tempo que dirige o seu próprio dojo.
Enquanto a actividade de Takano ganha cada vez maior envergadura na zona de Tóquio, Naîto desenvolve a sua na área de Quioto. Paralelamente ás suas funções como mestre do Butoku-kaî, quando a “Escola Especial de Budo” (Budo senmon gakkô) é constituida na antiga capital, ele torna-se o seu mestre director.

Sem comentários: