19.4.05

T. NAÎTO ENTRA PARA A POLÍCIA

Convidado por S. Shimoé, T. Naîto visita o dojo central da prefeitura de polícia. Este recebe-o dizendo:
“Mestre Ozawa treinou-me outrora, sinto uma certa simpatia por si, por ser seu aluno. Não quer aprofundar o seu kenjutsu na prefeitura de polícia?”
T. Naîto não estava pronto para dar uma resposta imediata a essa proposta. Pergunta-lhe apenas: “Gostaria de receber uma lição sua.”
“Muito bem, eu recebi lições do seu mestre na juventude. Dou-lhe uma lição de boa vontade, visto que você é aluno dele.”
Os dois adeptos da mesma escola colocam-se frente a frente.
Shimoé assume guarda em seigan, T. Naîto audaciosamente coloca-se em guarda hasso, o que surpreende todos os que assistem. Shimoé solta um kiai ameaçando um ataque tsuki, depois deixa aperceber um vazio (suki) no seu kote (pulso). Naîto avança com uma negligência aparente. S. Takano observa-os com o olhar petrificado. Nesse momento, Shimoé lança o seu katate-zuki à garganta de Naîto, enquanto que ele lhe atinge o seu flanco esquerdo (gyaku-do). Os dois ruídos ecoam simultaneamente no ar do dojo. Para os espectadores o combate parece um toque simultâneo (aîuchi), mas Y. Kajiwara anuncia em voz alta. “Sorémadé!” (parem o combate, pois o assunto é claro.)
Os espectadores perguntam-se: “Quem ganhou?”
Então Naîto retira a máscara de protecção e diz, baixando profundamente a cabeça: “Agradeço-lhe a sua lição.”
É assim que os outros compreendem que foi Shimoé quem ganhou. Este combate marcou fortemente S. Takano e a reputação de Naîto aumenta ainda mais dentro da prefeitura. Pouco depois, Takaharu Naîto entra para a polícia como mestre de kenjutsu, recomendado por Shutato Shimoé.

Sem comentários: