20.4.05

O SEGUNDO RECONTRO DOS RIVAIS

O primeiro combate, Naîto ganhou sem grandes esforços. E o segundo? Quem sairá vencedor? Agradecimentos, como sempre, a http://www.tokitsu.com.

Durante um ano, T. Naîto encontra-se na mesma situação que S. Takano, na prefeitura de polícia de Tóquio. Mas não é fácil aos dois rivais encontrarem-se no decurso dos treinos. Cada um dos combates entre os professores era concebido como um duelo, portanto eles não combatiam de um modo ligeiro entre eles, mesmo que, dentro de cada dojo, tivessem por hábito combater com as pessoas mais diversas.
Em Julho de 1888 Yamaoka Tesshu morre e, no mês de Agosto, Sazaburo Takano decide sair da polícia onde tinha entrado segundo recomendação do seu mestre Yamaoka. Regressa a Chichibu onde tinha deixado a sua mulher e o filho nascido um ano antes. No mês de Outubro entra na polícia departamental de Saitama como mestre de kenjutsu e, por essa altura, manda construir em Urawa um dojo e uma casa onde se instala com a sua família. Esse dojo, chamado " Urawa Meishin-kan", situa-se mesmo em frente da Escola Normal de Urawa, e por isso, um número considerável de estudantes tornam-se seus alunos.
Em 1889 um torneio é organizado pela prefeitura de polícia e S. Takano participa, representando o dojo da esquadra de Urawa. É nesse torneio que ele reencontra o seu rival T. Naîto. O combate entre os dois rivais suscita o interesse dos adeptos da polícia; eis aqui o relato segundo o "Kendo sengoku shi" (Proezas dos adeptos de kendo), de Kôji Hara, Tóquio 1977 :
“O grande dia chegou finalmente. Os dois peritos avançam calamamente para o centro do shiai-jo. O árbitro principal é Kanshiro. Os dois adversários assumem a guarda em seïgan. Takano avança lentamente sustendo um pouco a respiração. Dois anos se passaram desde que perdeu contra Naîto.
“Yaa!!” grita Naîto, enquanto que Takano avança sem soltar qualquer kiai... Naîto continua a rodopiar ligeiramente a ponta do seu shinai.
“Tôo!!” Takano ataca violentamente. Naîto apara o shinai adversário e fazendo-o girar com o seu, atinge o kote de Takano. O árbitro anuncia : “Insuficiente.”
De seguida, Naîto lança imediatamente um ataque á cabeça de Takano. É então que este, baixando ligeiramente o corpo, desfere um golpe violento no flanco direito de Naîto (do). Men nuki do.
“Sorémadé!!” (Parem o combate, pois o assunto é claro.), grita o árbitro.
Naîto retira-se saudando Takano, que murmura para si mesmo: “Ganhei.”

Sem comentários: