4.4.05

OS EXPEDIENTES DE KENKISHI SAKAKIBARA

E quem era Kenkishi Sakakibara que Naîto foi visitar a Tóquio? Saiba aqui ou em http://www.tokitsu.com.

Kenkishi Sakakibara e Yamaoka Tesshu são igualmente reputados e considerados como os dois últimos mestres que marcam o fim da tradição dos samurais. K. Sakakibara nasceu em 1830, no mesmo ano do mestre de karaté Anko Itusu e morreu em 1894.
Foi K. Sakakibara que teve a ideia, para salvar os adeptos do kenjutsu da sua situação de miséria, de organizar espectáculos públicos com combates de kenjutsu chamados “gekiken-kôgyô”, utilizando o modelo do sumô. A sua tentativa foi severamente criticada por certos mestres de kenjutsu, pois transformava em espectáculo a arte honorífica dos samurai. Os espectáculos de kenjutsu tiveram algum sucesso comercial durante dois ou três anos. Depois, a sua multiplicação e os objectivos estritamente comerciais fizeram com que sua qualidade diminuisse e, finalmente, desapareceram. (...) As opiniões dividem-se, mas graças a essa tentativa o kenjutsu pode sobreviver ao seu período mais difícil. Foi graças à reputação de Kenkishi Sakakibara que os "gekiken-kôgyô" conheceram um certo sucesso durante um curto período de tempo.
Depois dos “gekiken-kôgyô” K. Sakakibara organiza, seguindo o conselho de alguns alunos seus comerciantes, um “bar de samurais” onde os seus discípulos de origem samurai, vestidos de hakama, serviam às mesas. Os empregados de mesa eram não só pouco amáveis, como não podiam senão mostrar-se altivos e autoritários para com os clientes. Além disso, serviam-nos com o olhar penetrante dos praticantes da espada e os clientes desviavam o olhar e, à laia de agradecimento, pediam desculpa por estar a receber o serviço. Os clientes entravam e saiam inclinando-se e baixando os olhos quando passavam diante de Sakakibara que controlava a entrada. Este, em vez de agradecer aos clientes que saiam do bar ordenava-lhes com um tom autoritário: “Amanhã esteja cá outra vez, ouviu?” Os clientes, esses, saiam dizendo: “Com certeza, queira desculpar-me.” O bar foi um grande sucesso, pois, para os clientes, o grande charme da casa era que os samurai, os dominadores de ontem, estavam agora a servi-los. Mesmo que, um pouco amedrontados, não pudessem senão falar em voz baixa na sala, tudo aquilo acrescentava um gosto requintado ao saké que consumiam. No entanto, o empreendimento cedo faliu, pois Sakakibara era um grande bebedor e o seu exemplo era seguido pelos seus discípulos.

KENKISHI SAKAKIBARA’S EXPEDIENTS
And who was Kenkishi Sakakibara, the man Naîto went visiting in Tokyo? Read it here or at
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Kenkishi Sakakibara and Yamaoka Tesshu are equally reputed and considered like the last two great masters who marked the end of samurai tradition. K. Sakakibara was born in 1830, the same year of karaté master Anko Itosu, and died in 1894.
It was K. Sakakibara who had the idea, in order to rescue kenjutsu adepts from misery, to organize public shows featuring kenjutsu combats called “gekiken-kôgyô”, using the sumô model. His effort was strongly criticized by some kenjutsu masters, because it transformed the honorable art of the samurai into a show. Kenjutsu shows had some commercial success for two or three years. Then its multiplication and strictly commercial intentions, forced its quality to decline, and ultimately, the shows desapeared. (…) Opinions may differ, but thanks to the attempt kenjutsu survived its most difficult period ever. Thanks to Kenkishi Sakakibara’s reputation, for a short period of time, "gekiken-kôgyô" had some success.
After “gekiken-kôgyô”, following the advise of some of his students, K. Sakakibara created a “samurai bar”, where his disciples from samurai families, dressed with hakama, were the waiters. But those employees were not friendly at all and they treated the clients with desdain and autorithy. Besides, they had that piercing gaze of those who practice the sword art, so clients would avoid their eyes and appologize for being waited by them. They would enter and leave the place bowing and lowering the eyes once they walk by Sakakibara, who controlled the entrance door. Sakakibara, who, instead of thanking the clients when they left the bar, would ordered them in an authoritarian voice: “Tomorrow, be back again, you hear me?” The clients would answer: “For sure, forgive me.” The bar was great success, because clients loved the idea of having sanurai, his former masters, waiting on their tables, serving them now. Even though they were a afraid, and couldn’t raise their voice in the bar, all that added an exquisite taste to the saké they drank. However, the enterprise went bankrupt, for Sakakibara was a great drinker and his example was followed by his disciples.

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