14.11.05

CONTRIBUIÇÃO PARA A POLÉMICA A PROPÓSITO DE SEIZA.

Ao fazer seiza, qual a perna que desce primeiro? E qual a perna que se levanta primeiro? Onde é o Kamiza? Etc etc.
Tem havido alguma conversa ultimamente sobre o assunto no dojo. Então, movido pela curiosidade, fiz umas pequenas pesquisas e os resultados a que cheguei resumem-se no diagrama acima.
Segundo as regras da Ogasawara-ryu Reiho (a escola de boas maneiras que rege a etiqueta do kendo japonês) há sete posições possíveis em que nos podemos encontrar sentados num dojo, sem desrespeitar o Shinza (onde as divindades se sentam).
No diagrama (uma representação ideal de um dojo), as setas indicam o lado para onde os praticantes estão virados. De notar que o ângulo “mais extremo” admitido (posições f e g) é de 90° em relação ao Shinza.
Assim, podemos chegar à conclusão que, regra geral, os homens (pormenor importante) se sentam com a perna esquerda primeiro, em quase todas as situações, excepto quando se encontram virados para norte e para lá da linha central do dojo, do lado Leste (posição c) e quando se encontram virados a 45°, do lado Oeste do eixo central do dojo, enfrentando a esquina do Kamiza (canto alto) a Leste (posição d).
A partir do instante em que sabemos que as mulheres eram aconselhadas a agir de forma contrária aos homens, a pergunta lógica é: as mulheres sentam-se e levantam-se ao contrário disto tudo? Muito sinceramente? Hoje em dia? Em 2005? Duvido.
É mais certo que as raparigas japonesas saibam qual é perna que a Victória Beckham enfia primeiro quando veste as cuequinh... ah, esqueçam.

Vocês preocupam-se em saber cada coisa.

Sem comentários: