17.11.05

PRÓS MEUS AMIGOS INTERESSADOS EM JODAN KAMAE.

Ora aqui está uma foto muito interessante. Reparem na distância que separa os dois kendokas. Vejam como é muito semelhante à que existiria se o kendoka da esquerda estivesse em chudan kamae. Tudo o que esse kendoka faz é aumentar muito ligeiramente a distãncia ao recuar a perna esquerda. De resto, continua a ser, na mesma, issoku-itto-no-maai? Ou será to-ma?
Então? Pedro, Rui, Joni? Nada?

5 comentários:

jorge disse...

Apesar de não ser o Pedro, Rui ou Joni também tenho um certo entusiasmo por esta kamae...

Em Shiai, o kendoca que queira transitar de chudan kamae para jodan deverá fazê-lo recuando a perna direita, não é? Se o fizer avançando a perna esquerda,como o uchidachi na 1ª kata (Iponme), estará a reduzir a distância, ficando momentaneamente em desvantagem.

Usagi-san disse...

Mas tu ainda tens um bocado para "penar" meu caro.
Apesar disso, e just for the sake of the argument, a tua observação é correcta. No outro dia, em Évora, o sensei dizia-me isso mesmo. Apesar de ser uma kamae particularmente ofensiva, não se deve avançar ao assumi-la. Porque se entra demasiado na distãncia e se o adversário for rápido e manhoso... bom... bye bye kote, hello ippon.

jorge disse...

"Mas tu ainda tens um bocado para "penar" meu caro."
Obrigado pelo incentivo

Usagi-san disse...

Tens tu de penar e temos todos não fiques lá com grandes problemas, meu.
Mas tens razão, não foi lá muito bem colocada a questão.
Na verdade, a única coisa que deves fazer é, o mais depressa possível, um bom exame para shodan. A partir daí vais ver que tudo se torna mais fácil... isto é, em relação a começares a usar jodan-kamae claro.
Pelo menos shodan e já te dão carta branca para fazeres uma mãchêa de doidices... jodan e nito-ryu e esses truques todos.
Olha eu, por acaso, ando a andar para trás agora. Só tenciono usar jodan nas alturas em que o meu pé esquerdo der parte de fraco. De resto, quero é chudan agora.

jorge disse...

O ter muito para penar é de facto um incentivo, e de resto é uma das coisas que me faz ter gosto em praticar kendo!
Quanto ao jodan o meu interesse é mesmo por curiosidade, porque dominar chudan já dá pano para mangas...
Em relação ao exame, era espectacular conseguir aproveitar o europeu 2007 em Portugal...Vamos trabalhar para isso!