4.11.05

VENCEDORES EM JODAN


Então? Ninguém se habilita a uma respostazinha? É o que eu sempre digo: passam a vida a ler os Hagakures e os Bushidos e essas merdas assim e quando acabam de ler não sabem nada sobre kendo. Cultura inútil, meus amigos. Cultura inútil. Enfim...

Até hoje, 7 campeonatos do Japão foram ganhos por kendokas em Jodan Kamae. A saber:
Chiba ganhou 3 vezes: 1967, 1970 e 1973. Aquando da sua primeira vitória tinha 22 anos e era 5º dan.
Hoje em dia, Chiba sensei é 8º dan hanshi e lançou ontem (3 de Novembro) um conjunto de três DVD’s sobre kendo, sendo o terceiro volume dedicado, adivinhem a quê, Jodan Kamae, pois claro.

Toda ganhou 2 vezes: 1963 e 1965. Aquando da sua primeira vitória tinha 23 anos e era 5º dan.
Hoje, Toda sensei é 8º dan hanshi e especialista em Nito Ryu.

Kawazoe ganhou 2 vezes: 1972 e 1976. Aquando da sua primeira vitória tinha 21 anos ( o mais jovem de sempre) e era 4º dan.
Dos três vencedores, Kawazoe sensei era o único que não era polícia. Kawazoe faleceu com 27 ou 28 anos num desastre ferroviário enquanto viajava pela China.

5 comentários:

Pedro disse...

Pois é, e recentemente nos campionatos europeus e do mundo, não houve ninguém?Essas vitórias já foram há muito. Vi o outro post onde dizias que 1º saber CHUDAN muito bem,depois logo se via, tipica respostado de Sensei Osaka.
Não era bom termos aulas também de outros Kamaes?Pelo menos só para termos conhecimento de como são feitos e de como se ataca/defende.Ou achas isso pouco importante em relação ao nível de Kendo que praticamos?

Usagi-san disse...

Não é assiiiim uma coisa muito relevante de facto, mas se formos a ver bem as lições de kamae estão nas katas. aí estão todas as 4 (e meia) kamaes do kendo actual. Se fores treinar hoje tenho uma coisa para tu veres.

Usagi-san disse...

Correcção: 5 e meia kamae.
Jodan, chudan, gedan, hasso e waki.
E mais seigan, que eu chamo 1/2 kamae. Aquilo é assim filho de um chudan e de mãe incógnita.

Anónimo disse...

Usagi... ql a posição de vcs qto a treinar Jodan ou Nito-ryu? Em Portugal há incentivo? Aqui na minha região do Brasil pode-se pensar em mudar de estilo após o Shodan. Normalmente meus Senseis japoneses dizem que após Shodan o Sensei não ensina mais nada, o Kenshi é que deve aprender sozinho, apanhando bastante (ou seja lutando e lutando... muito).

Anónimo disse...

Sabe dizer a estatística para Nito-ryu? Alguém já venceu com Nito-ryu? Só vi um vice-campeão, mas no campeonato de 8º dan.

OBS: Meu Sensei foi vice-campeão japonês em 1960 (perdeu na final para uma pessoa da polícia com um Kotê).